quarta-feira, 12 de maio de 2010

FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO EM MULHERES CORREDORAS


As principais diferenças que afetam o desempenho atlético e fisiológico das mulheres são os seguinte:

  • Débito cardíaco é, aproximadamente 10% menor em uma mulher do que no homem de mesmo peso corporal.
  • O volume sanguíneo chega a 20% a menos do que os homens de mesmo peso corporal;
  • Para mesmo volume sanguíneo, elas tem 10% a menos de hemoglobina.
  • A Pélvis da mulher diminui a eficiência mecânica, por aumento do ângulo do osso do quadril para manter os joelhos mais próximos um do outro.
  • A mulher possui 10% mais de gordura do que a media dos homens.
  • Tendão de Aquiles é mais curto na mulher, este é importante para impulsão durante a corrida.
  • E o ciclo menstrual provoca estresse fisiológico e psicológico no corpo e na mente da mulher, o que pode diminuir o desempenho atlético em algumas atletas.
Por causa das diferenças anatómicas e fisiológicas , mulheres não podem alcançar a mesma potência de um homem, assumindo que fatores com treinamento e dieta sejam iguais.



fontes:
Powers SK, Howley ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condiciomento e ao Desempenho. Tamboré. Manole, 2005 5ed.

Mcardle WD,Katck FL, Katck VL. Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro.Guanabara, 2008 6ed.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MINHA PRIMEIRA MARATONA. RESULTADO QUEBREI!!!!


Ola Galera!

Hoje vou relatar minha estreia na maratona internacional de SP, foi catastrófica quebrei no km28, tentei caminhar, mas não foi possivel entrei em exaustão, ou seja entrei em fadiga muscular. Mas por qual motivo? estando eu bem alimentado, hidratado e consumindo meus sachês de carboidratos.
Me bateu o desespero pois fiz uma base de 3 anos para correr a maratona, treinei legal hoje refletindo tudo o que se passou na prova, cheguei a uma hipotese meu peso corporal influenciou na minha permanencia na prova, meu ritmo de prova foi muito alto passei os primeiros 21km para uma parcial de 2:02:15, erro fatal, queimei muito combustivel no inicio, e houve acumulo excessivo de lactato no musculos resultando na minha quebra. Mas aprendi a lição duramente não segui uma alimentação balanceada e nem dei descanso suficiente para corpo ocorreu a falha mecanica na segunda metade da prova.
Tirando isso a prova foi excelente para eu conhecer o limite do meu organismo, só fico triste pela má organização da prova, 9 horas manha não é horario apropriado para uma corrida de 42km com agua quente nos posto de hidratação e sem isotonico.
Agora minha meta é a meia maratona do rio de janeiro em julho e no final do ano a maratona de curitiba.