quarta-feira, 24 de março de 2010

ABERTURA DO CIRCUITO CORPORE/ ESPN 2010


Minha primeira corrida do ano, ocorreu tudo dentro do programado. A corrida de abertura do circuito da corpore aconteceu no último domingo dia 21.03 na usp, com um trajeto incial de 11km que foi reduzido para 10.500 metros.


























Porem meu resultado foi razoavel fiz o percurso em 56:13, no ritmo não esperado 5:21 por km..
agora me preparar para proximo desafio a meia maratona corpore dia 11.04.10..

segunda-feira, 15 de março de 2010

MINHA BIOGRAFIA NO ATLETISMO


Bom vou tentar resumir minha vida dentro atletismo.
Meu primeiro contato com esporte foi no colégio em meados de 1992 através do Prof. Orestes. Como toda criança brasileira jogava futebol, volei, basquete, natação, xadrez , tenis de mesa e o atletismo que na época era visto com preconceito por todos; Diziam que só treinava atletismo que não tinha habilidade para o futebol, esse era pensamento da época. Quando saiu a seleção da escola para as disputas dos jogos escolares e meu nome não estava no futebol, fiquei triste a principio.. mas depois fiquei feliz porque ao invéis de um esporte tinha sido selecionado para dois: volei e o atletismo.

Quando chegou o dia da primeira prova no atletismo se não me falha memória os 60 metros rasos, ansiedade, tensão era algo visível na minha face, foi quando professor disse, "é só correr garoto", acho que era o que falta um apoio e a confiança do professor depositada em mim, resultou no terceiro lugar e minha primeira medalha no atletismo.

Depois dessa competição o atletismo passou a ser o meu esporte oficial, o volei e futebol era apenas um lazer, tive varios professores de educação fisica que usei com exemplo Prof. Vitor Murari, Prof. Altino Mazini, Prof. Nelson e Prof Celso Olimpio tiveram uma grande influencia na minha formação como cidadão e como atleta.

No atletismo meu treinador foi Celso Olimpio que cresci vendo ele treinar forte para sua modalidade o Disco ser campeão diversas vezes, pensei quero ser igual a esse cara.. Mas na época não sabia o conceito da fisiologia exercicio, que jamais eu seria um atleta de alto rendimento por questões obvias a genetica e não ficaria tão grande como meu ex-tecnico.

Nos treinamentos de atletismo comecei a querer a participar de varias provas inicie nos 100 e 200 metros rasos e salto em distancia. Depois como era muito fominha queria participar de varias provas, não deu outra cai no prova mais temida do atletismo o decatlo (10 provas em dois dias).

Fiquei dois anos sem treinar por falta de incentivo da prefeitura local, sem competição você não tem vontade de treinar, foi nesse periodo que entrei na Faculdade ed.fisica e conheci o Prof. Marcio Prudencio, filho do grande triplista Nelson Prudencio, ele me chamou para fazer parte do grupo de estudos dele. Começamos a estudar o atletismo olha o destino me cercando de novo. Aprendi muito com esse cara nas disciplinas de biomecanica , atletismo e no grupo de estudo sou muito grato ao seus ensinamentos.

Bom para ir finalizando voltei a competir no decatlo, formei uma equipe de base P.Venceslau/sp, minha realização pessoal ver a garotada levando a serio o meu esporte o Atletismo e não posso esquecer de agradece ao PROF PEDRÃO TOLEDO que me ensinou tecnicas da passagem de bastão com muita maestria, e 2008 comecei um novo desafio nas provas de ruas provas de 10km e 15km objetivo era conseguir completar uma São Silvestre. Objetivo alcançado.


Meu curriculo nas competições no atletismo de pista, nesses 17 anos são:

7 anos - jogos regionais da juventude- conquistando 5 medalhas
2 anos - jogos abertos da juventude - conquistando 1 medalha
8 anos - jogos regionais - conquistando 4 medalhas







domingo, 7 de março de 2010

BENEFICIOS DA CORRIDA NO ENVELHECIMENTO

Pesquisa publicada na revista científica Archives of Internal Medicine analisou 500 indivíduos com mais de 50 anos que praticavam corrida, durante um período de 20 anos e comparou a saúde e bem-estar físico desses participantes com um grupo similar de não-corredores.

Após 19 anos, os pesquisadores identificaram que 34% dos idosos que não corriam haviam morrido comparados com apenas 15% entre os que corriam com freqüência.

Também foi observado que ambos os grupos passaram a ter mais deficiências físicas com o passar dos anos, mas o início destas deficiências começou 16 anos mais tarde para aqueles que praticavam a corrida.

“O estudo tem uma mensagem que incentiva o exercício. Se você precisa escolher uma coisa para fazer as pessoas ficarem mais saudáveis enquanto envelhecem, seria o exercício aeróbico”, afirmou o professor James Fries, principal autor do estudo.

Além de diminuir o batimento cardíaco e as mortes relacionadas com problemas arteriais, a prática da corrida também foi associada com uma redução no número de mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções.

Os pesquisadores analisaram ainda os possíveis danos que correr com freqüência poderia causar nos idosos, como problemas nos ossos ou juntas. No entanto, a pesquisa sugere que não encontrou provas de que os idosos corredores tinham mais chances de sofrer com osteoporose ou problemas no joelho do que os não-corredores.


Fonte:

Archives of Internal Medicine. Janeiro. 2009.