domingo, 28 de fevereiro de 2010

ERROS MAIS COMUNS ENTRE OS ATLETAS NA HORA DE CORRER


Os erros mais comuns entre os atletas na hora de correr:

Atacar o solo,com toques dos pés chapados no chão, diminuindo a capacidade de amortecimento das articulações;
- Tocar o solo nas pontas dos pés o que pode levar a uma lesão no músculo tibial anterior; - Toque forte com os calcanhares, o que aumenta o impacto e desacelera a corrida; - Pouca flexão do quadril ou desalinho de uma perna em relação à outra, o que pode causar desequilíbrios no corpo todo; - Pouca flexão dos joelhos, o que diminui a amplitude das passadas, fazendo com que a mesma distância necessite de muito mais passadas para ser vencida e aumente o impacto repetitivo sobre as articulações;
- Falta de coordenação entre braços e pernas, lembrando que os braços devem sempre estar a favor da movimentação, na amplitude e angulação correta para favorecer o deslocamento a frente e ajudar na economia de energia e eficiência dos movimentos;
- Falta de fortalecimento da região do core, afinal o centro do corpo é o que rege todos os movimentos e um centro fraco com certeza vai prejudicar toda a corrida pela falta de estabilização central.

Lembre-se que cada atleta tem suas peculiaridades na hora de praticar o esporte, por isso, é importante procurar um treinador que saiba apontar os merros e corrigi-los de forma natural




fonte:Fausto Fagioli Fonseca, www.educaçaofisica.com.br

domingo, 21 de fevereiro de 2010

CORRIDA DE RUA: DIFERENÇA ENTRE A ESTEIRA E A RUA


Alem do fator “liberdade” que é gerada na rua e por rua entenda, parques, avenidas, praças e demais locais onde se pode praticar a corrida ao ar livre desfrutando de todas as suas sensações, outros fatores também contribuem para as grandes diferenças entre correr na rua e na esteira. Abaixo estão relacionados os principais, mostrados de maneira objetiva e simples sem entrar em detalhes técnicos.






CORRIDA NA ESTEIRA







Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos anteriores da coxa, sendo responsáveis por estabilizar e reposicionar a passada e a manter o equilíbrio corporal
Frequencia Cardíaca: não há ação do vento e o trabalho muscular é mais leve, levando assim a um consumo de oxigênio menor em comparação com a corrida na rua.
Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o que se queira determinar na esteira; o tipo de piso é sempre o mesmo, sem variações ou estímulos diferentes para os músculos e o sistema neuromuscular; as passadas tem a tendência a serem mais longas e constantes.














CORRIDA NA RUA







Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos posteriores da coxa, sendo estes responsáveis pela propulsão. Os da panturrilha, gastrocnêmios, atuam com grande ênfase também. Ocorre a ativação de vários músculos estabilizadores, decorrente das imperfeições do piso que invariavelmente é ondulado, esburacado ou desnivelado.
Frequencia Cardíaca: por haver um maior gasto energético, devido a um esforço muscular mais elevado e a resistência do ar, o consumo de oxigênio pode chegar a ser de 10% a 20% na média, maior do que na esteira.
Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o local escolhido (subidas, plano, terreno irregular, areia, etc); o tipo de piso também influencia no ritmo e na atuação muscular, fazendo um ótimo trabalho proprioceptivo; com relação as passadas, sua variação é maior que na esteira, motivada pelas diferenças encontradas também no piso.


FONTE: Joao Moraes; www.educacaofisica.com.br





quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SUPERAÇÃO E LONGEVIDADE


Bom hoje postarei apenas uma foto de uma amiga corredora, que corre apenas para ter saúde e fazer amigos nas corridas, o Nome dela é D. Tomico Saito.

No final do ano passado tive o prazer de reencontra-la na prova da samsumg corpore em novembro.

Para aqueles que se acham incapaz de correr!vou publicar seu tempo por km 09:23, perfazendo os 10km para 1:33:53. Se voce por volta do seus 20,30,40 anos não consegue correr ao menos 1km, tente seguir o exemplo dela aos oitenta e poucos anos quebrando varias barreiras e tabuss...

Parabens Tomico..

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PROGAMAÇÃO DO TREINAMENTO DO CORREDOR

O treinamento para corredores, parece ser simplicado, para um leigo sim! acha que só comprar o melhor tenis, comprar uma revista na banca e sair correndo pelas ruas da cidades, parques etc.Mas não é bem assim.
Hoje a programação do treinamento deixou de ser apenas baseado na experiencia de corredor, passou a ter uma estrutura que poucas pessoas podem imaginar. A equipe multidisciplinar é que faz o bom corredor, digo corredor amador que corre apenas para saúde, o atleta de performance é outra situação.

Existe um segredo para uma base bem feita e consequentemente tornar sua corrida mais agradavel é a estrutura do treinamento com uma programação adequada, por exemplo;

-medico (hemogramas completo);

-fisioterapeutas;

-nutricionistas do esportes( alimentação é importante) ;

-tecnico - profissional da area Educação Fisica;

-tempo para treinar;

-tempo para repouso;

-locais adequados para treinar (se for correr na rua, a dica é corra sempre oposto a carros

-condições fisicas;

-vontade e dedicação.

Enfim correr não é tão facil assim precisa de uma base, um apoio multidisciplinar..

TREINAMENTO + NUTRIÇÃO + DESCANSO = PERFORMANCE

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NOSSO CALENDARIO de CORRIDAS 2010 -PRIMEIRO SEMESTRE

21.03 - CORRIDA CIDADE TARABAI/SP - 10km

21.03 - ABERTURA CIRCUITO CORPORE - 11km

11.04 - MEIA MARATONA CORPORE - 21,100km

21.04 - CORRIDA RUSTICA MARINGA/PR - 10km

25.04 - CIRCUITO DE CORIDAS DA CAIXA CAMPO GRANDE/MS 10KM

02.05 - MARATONA INTERNACIONAL SP - 42km

09.05 - GRAACC - 10km

20.06 - CORRIDA CIDADE TUPA /SP - 10km

18.07 - MEIA MARATONA INTERNACIONAL RIO DE JANEIRO - 21,100km



ainda da tempo de começar uma planilha de treinos entre contato e faça parte da nossa equipe.

O QUE GANHO CORRENDO?


Todos os santos dias sou interrogado o que ganho correndo? sem dizer que alguns diz" tu és loco" sim sou loco, minha mãe diz que " o medico bateu na sua cabeça ao inves de bater no gluteo" rsrs. brincadeiras a parte..vou tentar dissertar o que ganho correndo.

-bom a resposta é simples eu corro hoje para ter saúde..

-Vou correr pra ganhar mais persistência e disposição.

-Quando termina um treino mais longo ou mais intenso, em um dia de calor, muito frio ou chuva, daqueles que a maioria daria tudo para ficar pegando sol no clube ou embrulhado debaixo das cobertas é impressionante o efeito positivo que isto provoca nas demais áreas da vida. Definitivamente os limites de quem corre vão bem além dos limites dos que não correm e é por isso que vou correr ainda mais em 2010.

-recordes pessoais QUEBRADOS. Quanto em saúde, quantos amigos, quantos problemas resolvidos, quantas soluções me vieram à mente enquanto corria e quantas novas oportunidades a corrida me proporcionou.

-Em fim, quem não corre está perdendo muito e se você já corre, não tenha a menor vergonha de dizer que em 2010, assim como eu, será mais um dos que só correrá para ganhar mais amigos e mais qualidade de vida.


HISTÓRICO

A JFS RUNNER foi fundada em 01 setembro 2009 com o objetivo de assessorar as pessoas que querem praticar uma atividade física saudável, participando de maratonas, triathlons ou mantendo a forma física de maneira orientada.

Nossa experiência pode ser medida através do desempenho e testemunho dos nossos atletas em várias corridas de rua no Brasil.
Os nossos atletas, recebem orientação para programas de corrida, caminhada, natação, triathlon, musculação e ciclismo. Oferecemos também serviços de nutrição, avaliação física.
NOSSOS SERVIÇOS
- Treinamento para grupos de corrida, caminhada, ciclismo, triathlon , natação e musculação.
- Assessoria permanente no escritório com dicas, esclarecimentos e orientações, promoções e informações e dicas de saúde, inscrições e acompanhamento nas principais provas do Brasil.
- Acompanhamento em campo nos treinos coletivos
- Acompanhamento e treinamento para as principais provas do Brasil e do mundo tais como: Maratona de Nova York, Maratona de Chicago, Maratona de São Paulo, Maratona do Rio de Janeiro, São Silvestre entre outras.
- Personal trainer
- Assessoria para programas de qualidade de vida das grandes empresas ( treinamentos de corrida, caminhada , ciclismo e triathlon ).
venha treinar com a gente e unir atividade fisica com turismo..